Os 8 erros mais comuns de um novo síndico no condomínio

Mesmo quem não mora em prédio, com certeza já ouviu falar do síndico por aí. Mas mesmo quem está acostumado com essa figura pode não saber muito bem o que faz e quais são os seus deveres.
Nesse post você vai ficar por dentro dos principais erros de um novo síndico e com isso, vai poder melhorar sua gestão ou simplesmente começar a prestar mais atenção no gerenciamento do prédio onde mora.
Boa leitura!

O que é um síndico?

O síndico é um profissional que tem a função de organizar toda a gestão de um condomínio. Suas tarefas vão desde obrigações administrativas e financeiras, até a comunicação e defesa dos interesses dos moradores.
Ele pode ser qualquer pessoa física ou jurídica, morador ou não, podendo ser escolhido entre os condôminos, por meio de assembleia, ou contratado para o papel.
 
“Art. 1.347. A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.”

Papel do síndico dentro do condomínio

Quem acredita que um síndico não faz muita coisa está muito enganado. As responsabilidades desta função são extensas. 
 
O síndico deve:
  • Convocar todas as assembleias do condomínio;
  • Ser o representante formal do condomínio, representando o interesse comum; 
  • Fazer com que todos cumpram o regimento interno, convenção condominial e determinações da assembleia;
  • Informar sobre processos judiciais e administrativos;
  • Perceber a necessidade de contratação de serviços para o condomínio, como serviços de segurança, portaria, limpeza, entre outros e fazer a coordenação dos mesmos;
  • Realizar a cobrança das contribuições dos condôminos e a prestação de contas constantes do condomínio;
  • Elaborar o orçamento anual do condomínio e manter o seguro obrigatório da edificação.
 
Ufa! É muita coisa, não é ?
Agora que já está sabendo de todas as atribuições do síndico, já podemos falar dos principais erros que os novos nessa função podem cometer. Continue lendo!

Principais erros de um novo síndico

Antes de citar os principais erros que um novo síndico pode cometer, lembre-se que são muitas atribuições! Manter a constância é um desafio e é normal cometer alguns deslizes. 
Mas de qualquer forma, tudo sempre deve ser feito com muita atenção e dedicação. O síndico é o responsável, muitas vezes, por centenas de dados de moradores e do próprio prédio, então, há erros mais brandos e mais graves.
Confira quais são eles:
Expor condôminos inadimplentes
Com certeza este é um erro muito grave. Além de constranger o devedor, não é nada ético.
O que o síndico pode fazer caso haja um grande número de inadimplência no condomínio, é divulgar os relatórios financeiros para demonstrar o número de moradores que estão em débito e o valor total dessa dívida.
Cobre pessoalmente ou contrate uma empresa especializada para fazer essa cobrança. Nunca divulgue nomes! 
 
Dar início a obras sem aprovação
Fazer obras sem ter a aprovação da assembleia é um erro comum de síndicos sem experiência que pode gerar problemas que levam até a justiça.
Isso porque, os moradores podem contestar os valores gastos e pedir a devolução. É um direito deles. 
Para não ter prejuízos do próprio bolso, aprove tudo com a assembleia antes de fazer.
 
Não se comunicar com os moradores
Quando um síndico não se comunica com os moradores, ou faz isso de forma inadequada pode ser que os moradores achem que a gestão não é transparente, gerando desconfianças e desentendimentos.
O síndico deve ser o mediador entre o condomínio e os moradores, portanto,a comunicação é fundamental.
 
Dar descontos a inadimplentes
Este erro é, além de antiético, ilegal. O síndico, ao dar descontos a inadimplentes, está desbalanceando as contas do condomínio, mexendo em um dinheiro que não é dele.
Ele pode parcelar dívidas, mas nunca dar descontos.
 
Realizar assembleias irregulares
Antes de realizar uma assembleia, o síndico precisa fazer um planejamento dela, documentando tudo que for apresentado. Assim, não terá dor de cabeças futuras por ter alguém questionando a legalidade das decisões tomadas.
 
Deixar o condomínio sem seguro
Deixar o condomínio sem seguros obrigatórios ou com eles vencidos, é um erro muito perigoso para todos que moram no prédio. Em caso de incêndios, por exemplo, o condomínio não estará coberto com  a reconstrução ou reparos nas partes danificadas.
 
Ser desorganizado com as finanças
Uma das principais atribuições de um síndico é deixar as contas do condomínio organizadas. Mas também é uma das grandes dificuldades, por envolver tantas burocracias.
Muitos sofrem pela falta de uma gestão financeira eficiente e transparente e acabam gastando mais do que podem. 
Por isso, é necessário preparo para ter as informações corretas e saber tanto a situação financeira do condomínio, quanto para a prestação de contas obrigatória. 
 
Não saber/cumprir as regras do condomínio
Para um síndico não cometer esse erro grave, é necessário que ele conheça ‘A lei de condomínio do Código Civil’, que foi elaborada para regular aspectos básicos que a organização do condomínio deve seguir; a Convenção do Condomínio, e ainda os princípios de convivência presentes do Regimento Interno.
Lembre-se, se as normas não forem seguidas, o síndico pode perder sua autoridade e ter a convivência com os funcionários e moradores comprometida.
Além disso, a falta de conhecimento e cumprimento das normas podem acarretar em ações judiciais se alguém sentir-se prejudicado.
Esses são os principais erros cometidos pelos novos síndicos em condomínios. Muitos deles, são cometidos por falta de atenção, por isso, o importante é analisar os erros e corrigi-los para sempre melhorar e conseguir atender às expectativas e necessidades dos moradores!

Ferramenta para auxiliar o Síndico

Neste momento, já ficou claro todas as dificuldades enfrentadas pelo síndico, e os inúmeros erros que são possíveis de cometer. Mas hoje, existe no mercado, sistemas online que facilitam o gerenciamento de condomínios e, consequentemente, auxiliam o trabalho deste profissional.
Uma ferramenta de gestão de condomínio facilita as atividades operacionais necessárias para administração de um prédio, como responsabilidades financeiras, jurídicas, de relacionamento com os moradores e funcionários, entre outras.
É ideal para aqueles prédios que ainda organizam listas em cadernos. Levando modernidade ao seu condomínio, também leva segurança, pois fica tudo guardado na nuvem e não há risco de perder ou jogar fora por engano, por exemplo.
Sem dúvidas, a melhor opção para fazer a gestão de um condomínio.

Gostou? Conheça o aplicativo Condomínio Prático.