Como ter o controle de acesso de seu condomínio e aumentar sua segurança

Veja como o controle de acesso pode proporcionar uma melhor segurança para o seu condomínio e o que ele deve ter para isso.

Como o controle de acesso do seu condomínio aumenta a sua segurança

Na busca pela segurança sem falhas em um condomínio, tanto moradores, quanto síndicos, zeladores e funcionários devem estar atentos.
Mas com o controle de acesso, você aumenta a segurança de um modo mais prático.
Continue a leitura para saber como!

Pilares para a segurança do condomínio

Antes de falar de fato sobre o controle de acesso e o aumento de segurança, é bom que saibamos os fatores que fazem um condomínio ser seguro.
Os fatores imprescindíveis para isso, são:
1.Equipamentos
Aqui estamos falando sobre cercas elétricas, sensores de presença, aceleradores de portão automático, sistemas de controle de acesso, entre outros.
São itens que reforçam a segurança das áreas comuns do condomínio e também nas áreas externas, evitando presenças indesejáveis e perigosas.
 
2.Tecnologia
Esse fator é fundamental para promover o controle de acesso de forma eficaz e automática, pois garante monitoramento sem interrupções, diminuindo a vulnerabilidade da portaria e auxiliando na administração predial.
 
3.Inteligência
A inteligência tem a ver com o trabalho integrado de síndico, funcionários, moradores com o sistema de tecnologia adotado.
Todos os envolvidos dentro de um condomínio devem fazer parte da segurança do local.
 
4.Procedimentos
De nada adianta equipamentos, tecnologia e integração sem a execução correta dos procedimentos de segurança.
O síndico deve garantir treinamento para os funcionários e, junto aos moradores, criar manuais de procedimentos de rotinas diárias de segurança.
Novamente, é necessário envolvimento de todos.
Agora sim podemos entender o controle de acesso!

O que é Controle de Acesso

Controle de acesso é tudo que limita o acesso a um determinado espaço ou informação, seja por sistemas, mecanismos ou equipamentos.
Dentro de um condomínio, ele é utilizado para garantir a segurança, evitando que pessoas indesejadas entrem no espaço comum e causem algum dano a algo ou a alguém.
O controle de acesso pode ser feito:
  • De forma física, com porteiros, por exemplo;
  • Combinando o equipamento com o profissional, no qual o porteiro gerencia o sistema tecnológico;
  • Totalmente automático, a partir de ferramentas que são desenvolvidas a partir das necessidades do seu condomínio.
O controle de acesso automatizado também pode possuir funções como: organizar informações sobre o fluxo de pessoas no condomínio, separar os acessos por grupos e fazer a impressão de etiquetas adesivas para personalizar o crachá de visitantes.

Como o Controle de Acesso pode aumentar a segurança do condomínio

Morar e trabalhar em um lugar seguro é um objetivo comum a maioria das pessoas, por isso o controle de acesso é tão relevante em um condomínio atualmente.
Ao descuidar desse fator, moradores e funcionários podem negligenciar as regras de acesso, facilitando a atuação de criminosos, permitindo a entrada de desconhecidos e prestadores de serviço em horários impróprios. 
Tudo isso aumenta a sensação de insegurança dentro de um espaço que deve ser respeitado e preservado, por se tratar do lar de diversas famílias.
Mais além da conscientização dos moradores, funcionários, síndico, etc, é necessário buscar soluções tecnológicas para que esse controle seja mais eficiente e até mesmo facilite o trabalho do porteiro, por exemplo:
  • Softwares que possibilitam cadastro de pessoas e fiscalizam tempo de permanência no local; 
  • Sistema de acesso remoto, com a possibilidade de gerenciar a movimentação do condomínio por meio de câmeras de onde quer que esteja; 
  • Videoporteiro para melhor identificação de quem está do lado de fora;
  • Reconhecimento biométrico ou senha de acesso pessoal para moradores. 
Tudo isso traz benefícios além da otimização da segurança, pois evita falhas humanas e conflitos entre os condôminos; os moradores também têm controle do acesso de visitantes, serviços, etc e o condomínio pode economizar com funcionários.

Ferramenta para Gerenciamento de Condomínio

Uma maneira de conseguir as funcionalidades citadas para aumentar a segurança condominial é contratar uma ferramenta de gerenciamento como a Condomínio Prático!
O Condomínio Prático é um aplicativo com desenvolvimento planejado para oferecer o que há de mais moderno em gestão. Em termos de segurança ele possui, por exemplo, o Módulo Portaria que faz um resumo das operações básicas de um Porteiro. 
Nesta área são mostradas as entradas e saídas de tudo que passa pelo Condomínio, desde pessoas a mudanças, materiais e encomendas. Um controle de acesso totalmente digital.
Além disso, possui área para cadastro de visitantes e sistema integrado de câmeras. 
Quer saber todas as funcionalidades do Aplicativo Condomínio Prático? 

Acesse nosso site: https://condominiopratico.com.br/